Jericoacoara
ou simplesmente Jeri para os mais íntimos
Na costa nordeste do Brasil, no coração do Estado do Ceará a vila de Jericoacoara está quase na linha do equador (2 ° 47’38 “S/40 ° 31’0” W). “Jeri” está localizado a cerca de 300 km de Fortaleza, capital do estado do Ceará, que tem um aeroporto internacional com vôos vindo de todos os continentes. Graças a um artigo no jornal Washington Post, em 1994, descreveu a vila como “uma das praias mais bela do mundo”, Jericoacoara ganhou popularidade.
As condições climáticas incomuns, a extensão da baía, as dunas de vista e muitas lagoas de água doce que circundam a vila de pescadores torná-lo um local excepcional, que se tornou um local favorito para a prática de vários esportes aquáticos como windsurf, kitesurf, Stand Up Paddle e / ou surf.
História
Existem várias lendas para explicar a origem do nome Jericoacoara. Diz que o mais provável seria que veio do Tupi-Guarani (a língua falada pelos índios da região), as palavras “yuruco” (buraco) e “cuara” (tartarugas) referem-se ao fato de que as tartarugas enterram seus ovos na areia.
Em 1984, a vila de Jericoacoara e qualquer reserva que envolve foram classificados como “Área de Proteção Ambiental” pela lei federal. Em 2002, ascendeu ao status de “Parque Nacional”, o mais alto nível de proteção ambiental no Brasil. Assim, é proibido construir em áreas não planejadas para este fim, para desenhar estradas, poluir ou prejudicar o meio ambiente.